Passos

1

Nunca gaste mais do que ganha. Independentemente do valor do seu salário, se você gastar mais do que recebe, sempre estará devendo e nunca poderá economizar. É importante fazer um orçamento e respeitá-lo.

2

Se você tem dívidas, pague-as o mais rápido possível. Não deixe que elas se acumulem. Se você usa cartão de crédito, pague sempre o total da conta. Os juros de financiamento do saldo devedor costumam ser muito altos.

3

Economize, pelo menos, uma pequena quantia todos os meses. Recomenda-se guardar, no mínimo, 10% da renda. Abra uma conta de poupança em um banco e transfira para ela mensalmente a quantia que decidir economizar. Assim você se habituará a não "contar" com esse dinheiro.

4

Crie uma reserva para emergências. Antes de pensar em aplicações de médio e longo prazo, você precisa contar com uma poupança que cubra, pelo menos, seis meses do seu orçamento.

5

Informe-se sobre investimentos financeiros. Leia sobre o assunto na internet ou em revistas e livros, faça cursos e participe de seminários. Assim você poderá tomar decisões ponderadas e objetivas ao discutir suas decisões com corretores de seguros, gerentes de bancos ou outras entidades.

6

Planeje as suas metas financeiras. Crie o seu próprio "plano de negócios", como se fosse uma empresa. Comece, o mais cedo possível, a contribuir para um fundo de investimentos ou um plano de previdência privada para garantir uma vida confortável após a aposentadoria. Você pode aderir ao plano oferecido pela empresa onde trabalha ou fazer um programa individual de investimentos exclusivamente com esse objetivo.

Fonte : http://comunidade.bemsimples.com/dinheiro/w/dinheiro/6-taticas-para-administrar-bem-o-seu-dinheiro.aspx